Um Fogo Que Acende outros Fogos

O E-mail de Contato local é canalfogos@gmail.com

Canal Fogos é um projeto amador que tenta conectar as informações da espiritualidade inaciana.

Minha lista de blogs

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

80 anos no Cristo e percebendo que minha missão é comunicar

Quando estive literalmente sozinho, à contemplar a zona sul do Rio, na madrugada, lembrei da contemplação da comunidade das três pessoas divinas, que trabalham dia e noite por mim e por todos.

Eu tive a sorte de estar passando na hora que os principais jornalistas (Globo e Band) chegavam e queriam saber quem eram as lideranças à frente, fiquei feliz por poder apresentar o pessoal da PJ para eles. A troca franca de informação com o jornalista da TV Brasil, no qual ele me garantiu que a TV Brasil sempre passara eventos religiosos.

A Brincadeira com o câmera da TV Brasil que me deu uma camerada na barriga quando eu tirava foto do Setor juventude. Fora os Japoneses e os caras da Reuters. Tentei mostrar para eles a face de uma juventude que não só queria rezar, mas dialogar com os próprios agentes da informação, mesmo sabendo que a maioria não era religioso, eu lembrei das palavras de Santo Inácio de Loyola nas cartas que ele comunicava, sobre a grandeza do trabalhar por Cristo frente ao pouco tempo para orar.

Me alegrei com a simpatia da jornalista da Band Rio que foram os únicos que apareceram realmente de madrugada e que sintetizaram uma mensagem que só eu assisti, mas representava a sensação de paz de estar no Céu lá em cima.

É uma pena que a jornalista da Globo, achando que tem exclusividade por estar filmando ao vivo, só me mostrou o como a Globo faz o que quer e nós batemos palma para. Mas foi positivo ver toda a tecnologia da Globo e perguntar para os câmeras como funciona.

Fica a partilha na solidão da noite do Cristo, ao som de Funk no fundo, no qual lembra que Cristo não esta surdo aos mais pobres. E a conversa com o Diego da TV Século 21, que a medida que venho conhecendo a comunidade servos de jesus, que cuida dessa TV, e vou conhecendo a história de Padre Eduardo, fundador da mesma, fico imaginando e sonhando será que um dia eu consigo fazer o mesmo e transformar o Canal Fuegos na principal Mídia inaciana e independente do mundo?

Por fim gostei da frase profética de Dom Antonio, que apesar de ser da Opus Dei, no qual afirmava "A mídia está pela estatua e não pelos jovens que dão testemunho" me pareceu ser uma pessoa muito centrada no que fala e disse bem claro "Melhor que estar com a verdade é ser gentil". Eu vivi no passado essa coisa de queimar as pessoas com o que digo, agora percebo que devemos esquentar com a mansidão de Cristo, mas lembrando que ele veio trazer a guerra.

Rezo pela unificação das congregações Marianas, a ACVM e a CVX. Tive uma curta conversa com o representante Jovem da CCMM, e percebo como é difícil mostrar que temos o mesmo carisma.  No fim legal eu poder explicar para os amigos carismáticos da comunidade vida, da Aliança de Misericórdia, que nós da CVX somos também comunidade vida, pois partilhamos a vida, apesar de não dormirmos na mesma casa. 

Eu por mim resolvo a problemática com as congregações imaginando que a CVX+Congregações possuí também um grupo chamado de vida e um grupo chamado aliança, alias essa é a estrutura que a igreja entende de uma comunidade, não é privilégio dos carismáticos. O que acontece é que os Congregados no Brasil funcionam como uma comunidade de aliança, mas no final somos todos um único carisma CVX de espiritualidade inaciana.

PS>: Marcio faz o Amar & Servir IV, se você não ficar tão chato quanto eu, eu paro de insistir no assunto 
;).

Diego Silva Lemelle
CVX Brasil

sábado, 7 de maio de 2011

Atualização e revitalização


Compreendo agora melhor as ferramentas que temos na internet, agora posso definir um moto proprio para o Blog, e não somente mostrar Blogs de outros.

Atualmente tento procurar um modo de trazer para perto do público jovem, os documentos da igreja, e optei pelo vaticano II como prioritário. Mas A criação de formas dinâmicas de um documento para teólogos o torna difícil.

1.Também defini melhor meu modo de visão, que compartilho ser o mais próximo de Inácio de Loyola através de Teilhard de Chardin, e lembro que ele dizia, os Teologos não levam em consideração a humanidade em marcha.

2. Tentarei postar temas relacionados com missão apostólica do Canal Fogos nesta língua, que nada mais é o engajamento próprio pela totatilidade que Teilhard incentiva.

3.Autonomia, livre engajamento, sem burocracias, hierarquias. Isso quer dizer confiança mútua. Como querer controlar o mundo, se nem Deus o tenta? Este é aquela segunda forma que Teilhard diz, de saber esperar que os outros também façam sua parte.

Assim qualquer Inaciano que queira ajudar neste projeto amador em outras linguas, deve ter ciente este tripé.